sexta-feira, 10 de junho de 2016

PIGMENTAÇÕES PATOLÓGICAS

Dá-se o nome de PIGMENTAÇÃO ao processo de formação e / ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos certos locais do organismo. Pigmento é toda substância de origem, composição química e significado biológico diverso que apresenta coloração própria. Quando o pigmento origina-se de substâncias sintetizadas pelo próprio organismo são denominados PIGMENTOS ENDÓGENOS, quando são formados no exterior e penetram pelo organismos pela via respiratória, digestiva ou parenteral e depositam-se nos tecidos são chamados de PIGMENTOS EXÓGENOS.

O principal pigmento biliar é a BILIRRUBINA (Bb) que representa o produto final da degradação da fração heme da hemoglobina. Distúrbios associados ao aumento da produção de Bb ou com o defeito hepático na remoção do pigmento da circulação resultam na elevação de seu nível no sangue (HIPERBILIRRUBINEMIA) e em um sinal clínico muito importante denominado ICTERÍCIA. Além destes achados clínicos, o aumento da excreção da Bb nas doenças hemolíticas crônicas, leva a formação de cálculos pigmentares constituídos principalmente por bilirrubinato de cálcio.
A ICTERÍCIA CAUSA PIGMENTAÇÃO AMARELA  DA PELE, ESCLERÓTICA DO OLHO (CONJUNTIVA) E ÓRGÃOS INTERNOS. TEMOS COMO CAUSA PRÉ-HEPÁTICA TEMOS HEMÓLISES E ANEMIAS HEMOLÍTICAS. ESTA ASSOCIADA A RECEM-NASCIDO E COMO CAUSA HEPATICA  TEMOS HEPATITES, CIRROSES, TUMORES.



HEMATOMA


os hematomas por definição, eles são coleções de sangue presentes fora dos vasos sanguíneos. Então por isso, pode acontecer em qualquer parte da pele, ou também em outros órgãos internos. Eles normalmente ocorrem em consequência da lesão da parede vascular. Isso gera passagem das células sanguíneas para o tecido. Então quando ocorrem na pele, são chamados de pancadas, popularmente, mas a depender do tamanho, tecnicamente eles podem ser classificados como: equimoses, petéquias e púrpuras.

Evolução cromática da equimose
  • deve-se à reabsorção da "hemorragia" pela ação dos macrófagos.
  • O núcleo heme perde o Fe que se agrupa em moléculas para formarem os grãos de hemossiderina e o resto da heme é transformado em biliverdina e bilirrubina.
  • 1 a 3 dias - vermelho-violáceo - HEMÁCIAS
  • 3 a 6 dias - Verde azulado - BILIVERDINA
  • 7 a 10 dias - Amarelada - BILIRRUBINA
  • 10 a 15 dias - Parda - HEMOSSIDERINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário