Para que o processo inflamatório aconteça é preciso que as células do endotélio e os leucócitos reconheçam qual a ação devem realizar. Isso acontece através de moléculas químicas, capazes de sinalizar e estimular os fenomenos vasculares e celulares, esses são os mediadores químicos da inflamação.
Duas substancia químicas (Aminas) tem uma importante ação nos vasos sanguíneos, são as aminas Vasoativas Histamina e Serotonina, que agem na contração das células endoteliais e dilatação dos vasos
•Sistema
proteolítico de contato são um conjunto de enzimas que uma vez ativadas reagem em cascata agindo sobre nos leucócitos na fagocitose e na microcirculação, regulando a homeostase
O sistema COMPLEMENTO - Este é um conjunto de proteínas plasmaticas citotóxicas, que extravasa junto com o leucócito, levando células do tecido e MO a morte.
Ele é responsavel pela quimiotaxia e lise (quebra) de membrana celular. Com a quebra de membrana celular, o processo inflamatório é ainda mais estimulado.
O sistema CININA
Este sistema é o responsável pela formação da bradicinina, uma substância química vasoativa, responsavel pela permeabilidade celular, propiciando a saída do leucócito para o ambiente afetado.
Esse sistema começa com a produção do fator XII no fígado. Esta substância (fator XII) é lançada ao plasma sanguíneo e a partir do fator XII são proteínas plasmáticas chamadas cininogenios, que geram pepitídeos que dão origem a bradicinina, isso só acontece na presença de proteases específicas (enzimas que quebram proteínas) chamadas calicreína.
Outras substâncias quimicas importantes no processo inflamatório são:
-Componentes lisossômicos dos leucócitos - Responsável pela degradação de MO
- Várias Citocinas - Que agem como sinalizadoras
Óxido
Nítrico (NO) e Radicais
livres derivados do oxigênio, que são citotóxicos.
Fator de Ativação plaquetária- responsável pelo início do processo de cicatrização.
Posso dizer que o fator 12 avisa o sangue que ele tem que coagular onde vai ter formação de fribras peptídicas ?
ResponderExcluir