sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cascata do Acido Araquidonico

Sempre que a membrana celular é lesada a quebra dos fosfolipideos, que compõem esta membrana, pela enzima fosfolipase origina o acido araquidonico.

Na presença da enzima Ciclo-oxigenase (COX) o ácido araquidonico se transforma em prostaglandina. As prostaglandinas são responsáveis por impedir a coagulaçao do sangue no momento da diapedese e também atuam na vasodilatação.  Nesta via também são gerados os tromboxanos, substancias responsáveis pela coagulação do sangue provocando a agregação das plaquetas e a vasoconstrição após o momento da diapedese. Note que esses fenomenos são fundamentais para a inflamação e posterior reparo do tecido.

Na presença da enzima Lipo-Oxigenase (LOX) o ácido araquidonico se transforma em leucotrienos, substancias responsaveis pelo aumento da permeabilidade e vasoconstrição.

Existem alguns medicamentos capazes de inibir essa cascata, os anti-inflamatórios.

Os anti-inflamatórios Esteroidais, corticoides, agem inibindo as fosfolipases agindo logo no inicio da cascata com muita eficiencia. No entanto esta classe de medicamentos leva a alterações no sistema metabólico, com muitos efeitos colaterias.

Os AINES, Anti Inflamatorios Não Esteroidais agem inativando a COX, inibindo  a produção de Prostaglandinas.


3 comentários:

  1. Boa tarde professora, no caso do Lupus, os AINES não adiantariam certo? somente os anti-inflamatórios corticoides?

    ResponderExcluir
  2. O único jeito de inibir a via do lox é pelos corticoides ?

    ResponderExcluir