segunda-feira, 30 de maio de 2016

Atividade Avaliativa para N2 - RESPOSTA ATÉ 6 DE JUNHO

Responda a seguinte questão:

Quais são as principais funções dos anticorpos e como eles são sintetizados?

Comente o vídeo

130 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Professora, Esse vídeo é muito didático e da pra entender bem. Com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno. → Imunoglobulina A (IgA): é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.
    → Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.
    → Imunoglobulina E (IgE): presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.
    → Imunoglobulina G (IgG): esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.
    → Imunoglobulina M (IgM): imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.
    Giovana Souza 3°A

    ResponderExcluir
  3. Bom dia professora Renata! Ótimo vídeo, afirma tido conteúdo passado em sala de aula !Os anticorpos são moléculas de glicoproteína, também chamadas de imunoglobulinas. São glicoproteínas altamente específicas sintetizadas em resposta a
    um antígeno, podendo reconhecer, se ligar, neutralizar, opsonizar e destruir esse antígeno. São produzidos pelos linfócitos B ativados que se diferenciaram em plasmócitos. A função dos anticorpos é fazer a defesa principalmente contra
    microorganismos extracelulares, para tanto, os anticorpos atuam em diferentes
    vertentes:
    a. Neutralização dos microorganismos e toxinas bacterianas
    b. Ativação do sistema complemento,
    c. Opsonização dos antígenos para aumentar a fagocitose,
    d. Citotoxicidade celular dependente de anticorpos,
    e. Hipersensibilidade imediata.
    As moléculas de anticorpos podem ser divididas em classes e subclasses
    distintas na estrutura das regiões C das cadeias pesadas. As classes das moléculas de
    anticorpos também são chamadas de isotipos e são denominadas IgA, IgD, IgE, IgG, IgM.


    Marcela 3° A

    ResponderExcluir
  4. Otimo video,muito didatico.os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    classificados pelo seu tipo de cadeia em cinco
    igA,igD,igE,igA,igM.
    Isabela Mota 3° A

    ResponderExcluir
  5. Bom dia professora Renata. otimo o vídeo. Entende-se então que os antígenos são as substâncias que estimulam a produção dos anticorpos e, além disso, que reagem especificamente com eles.Os anticorpos são glicoproteínas produzidas quando a célula mestre reconhece a presença de um antígeno.

    Thiago Couto 3ºA

    ResponderExcluir
  6. Excelente vídeo , muito didático e de fácil aprendizagem !
    A Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos (Ac), que são proteínas sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos (linfócitos B diferenciados). Os Ac são produzidos de forma específica contra o antígeno (Ag) que estimulou sua produção e têm como função principal a neutralização e eliminação deste antígeno. Este processo de eliminação é feito de diversas formas, quais sejam: ativação do complemento, opsonização, neutralização de microorganismos e toxinas, etc. Os anticorpos são também chamados de imunoglobulinas (Ig), e divididos em classes e subclasses .. As cinco classes principais de imunoglobulinas são IgA, IgD, IgE, IgG e IgM:
    Funções dos anticorpos:
    Anticorpo de Membrana como receptor de linfócito B – Linfócitos B maduros (mas inativos) expressam IgD e IgM na superfície. O encontro do antígeno com esses receptores constitui as fases de reconhecimento e ativação (expansão clonal e diferenciação) da resposta imune.
    Neutralização do antígeno – Toxinas bacterianas, drogas, agentes virais e outros parasitas, iniciam a lesão celular pela ligação a receptores específicos da superfície celular. Os anticorpos podem impedir esta interação, neutralizando o processo tóxico ou infeccioso.
    Ativação do complemento por IgG ou IgM – O sistema complemento consiste numa família de proteínas plasmáticas que podem ser ativadas por duas vias principais. A ativação pela via clássica é inicia pela ligação do componente C1q do complemento com um imunocomplexo (Ag+Ac). O ponto crucial da cascata de eventos que ocorre após a ativação do complemento é a clivagem de c3 em c3a e c3b. O c3a tem várias funções, como por exemplo, ativar a degranulação de mastócitos e realizar quimiotaxia. O c3b (além de opsonizar fagócitos) liga-se a outros fragmentos e entra na via da c5 convertase que vai então, clivar o c5 em c5a e c5b, o qual vai juntar-se a outros componentes formando o MAC (complexo de ataque à membrana – c5b9), um poro que vai levar a lise da célula-alvo (bactéria), através da interação com sua membrana. Esse processo ocorre em questão de segundos.
    Opsonização – Os anticorpos envolvem a bactéria ou vírus em questão, e se ligam a receptores na superfície dos macrófagos. Isso melhora a eficiência da fagocitose.
    Citotoxidade mediada por células dependente de anticorpo – As células NK, em determinadas ocasiões, matam o microorganismo se ele estiver revestido por anticorpos. Também os eosinófilos têm receptores para a região Fc da IgE, que reveste helmintos (muito grandes para serem fagocitados). É um processo chamado de citotoxidade mediada por células dependente de anticorpo.
    Layana 3°B

    ResponderExcluir
  7. Boa noite professora Renata!! Excelente vídeo exposto!
    Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas. São glicoproteínas altamente específicas sintetizadas em resposta a determinado antígeno,podendo se ligar,fazer reconhecimento,neutralizar,opsonizar e até destruir esse antígeno.São produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    As diferentes funções das moléculas de anticorpos são desencadeadas através de suas capacidades de se ligarem especificamente aos diferentes antígenos e também, por serem capazes de interagir com outras moléculas efetoras do sistema imune como o sistema complemento, e diferentes células do sistema imune.
    Ana Júlia 3ºP-A

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite, professora! Ótimo vídeo, muito didático!!
    Anticorpos (Ac) também chamados de imunoglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.

    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.
    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.

    ResponderExcluir
  9. Olá professora, boa tarde. O vídeo mostra de uma forma bem simples o que é o antígeno, anticorpo que também recebe o nome de imunoglobulina, e o como o anticorpo reage quando se detecta um antígeno no corpo. Onde anticorpo tem função de se ligar ao antígeno para fazer o reconhecimento dele e destruí-lo totalmente, ou seja, um macrófago irá fagocitar o antígeno, deixando-o todo fragmentado, e através da sua superfície o apresenta ao linfócito T, que irá o reconhecer pelos seus receptores e se ativar virando linfócito B, que irá produzir mais células de defesa especificas para destruir aquele determinado antígeno.
    Pâmela Souza – 3°A

    ResponderExcluir
  10. O anticorpo são substância química especifica para matar,é uma proteína formada por polipeptídeos,o anticorpo serve como ponte para que a célula de defesa reconhece o antígeno
    Função dos anticorpos:
    Ele faz ponte para destruir o non-self
    O non-self se liga no anticorpo pela porção Fab
    Fc se liga no linfócito
    O anticorpo se liga nas moléculas do sistema complemento
    Acontece a morte da bactéria.
    A mãe passa seu anticorpo para o filho
    -IGA: ela faz a produção de muco.Ex:nariz escorrendo
    -IGD: Função incerta
    -IGE: produção inflamatória.
    Síntese de anticorpo:
    *Três células envolvidas,*os mos não conseguem reconhecer o linfócito
    1º passo: Só consegue o anticorpo reconhecer se estiver num suporte MHC. A bactéria liga em MHC e o MHC esta ligada num antígeno,a bactéria se liga no anticorpo e o linfócito se liga no anticorpo ai mata.
    2º passo:tem a Thelper, ele vai ativar a citocinaque vai dar em interleucina 2 (k2)
    3º passo: vai ter a proliferação e secreção de anticorpos.


    3º Período B

    ResponderExcluir
  11. Boa noite professora,excelente vídeo!
    Também chamados de imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    No sangue humano, aproximadamente 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, sendo que todos eles são produzidos quando há alguma substância estranha no organismo.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite professora,excelente vídeo!
    Também chamados de imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    No sangue humano, aproximadamente 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, sendo que todos eles são produzidos quando há alguma substância estranha no organismo.

    ResponderExcluir
  13. Os Anticorpos jogam um papel importante no sistema imunitário. As imunoglobulina actuais na superfície do B-Linfócito enviam nos sinais aos eleitores citoplasmáticas e nucleares. Estes igualmente entregam o antígeno à pilha onde pode ser destruído, processado e retornado à superfície da pilha a ser apresentada por moléculas da classe II de MHC às pilhas de ajudante do fi c T do antígeno-speci.
    Os linfócitos de T enviam por sua vez sinais às pilhas de B para que amadureçam e reconheçam os antígenos e criem os anticorpos visados especificamente contra ele.
    São sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos (linfócitos B diferenciados).

    ResponderExcluir
  14. Também chamados de imunoglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    Wellen Luiza 3°A

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Renatinha.
    Os anticorpos também chamados de imunoglobulinas tem a função de reconhecer, neutralizar e opsonizar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.Os anticorpos são classificados pelo seu tipo de cadeia em cinco tipos. São eles:
    Imunoglobulina A (IgA), imunoglobulina D (IgD), imunoglobulina E ( IgE), imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM).
    O antígeno é toda substância que ao entrar no corpo é capaz de iniciar uma resposta imune, ativando os seus linfócitos que se multiplicam e mandam sinais que ativam a resposta adequada ao invasor.
    Ionara Gabrielly Lino, 3º período B

    ResponderExcluir
  16. A principal função dos anticorpos é destruição non-self (daquilo que é estranho), eles agem aderindo a superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microorganismos e inibe a ação das toxinas.
    A síntese de anticorpos se dá em alguns passos, primeiro há o reconhecimento do Antígeno pelo complexo antígeno –anticorpo, logo forma-se o complexo antígeno/MHC.Então a célula T Helper reconhece o complexo Ag/MHC e acontece ativação celular. Depois há a ligação do Antígeno ao linfócito B que foi ativado pelo linfócito T Helper. Após a estimulação, algumas células B produzem resposta imune primaria e outras se tornam células de memória.As primeiras morrem em alguns dias, e as outras permanecem circulante por anos.
    Anelize de Fátima da Silva, 3°A

    ResponderExcluir
  17. Os anticorpos são considerados glicoproteínas plasmáticas, também conhecidos como imunoglobulinas. São substâncias químicas específicas para destruir o microrganismo.
    Têm como função o reconhecimento, a neutralização e a opsonização de antígenos para que estes sejam fagocitados pelos macrófagos.
    É um tipo de proteína sintetizada com o objetivo de formar uma espécie de ''ponte'' para que as células e moléculas de defesa entrem em contato com o MO agressor
    Existem diferentes classificações e tipos de anticorpos, tais como:
    IgA: predominante em secreções;
    IgM: ativa o sistema complemento;
    IgG: presente em infecções em geral;
    IgE: presente em processos alérgicos;
    IgD: participa da diferenciação do linfócito B.
    Para a síntese de anticorpos, primeiramente a bactéria é reconhecida pela CAA – células apresentadoras de antígenos – através da MHC. Então o conjunto bactéria-MHC-CAA é reconhecido por uma célula chamada T Helper que, uma vez ativa, libera citocinas – interleucina 2. Na presença da IL 2, o linfócito é ativado, sendo capaz de produzir um anticorpo específico contra a bactéria.

    Luiza Nunes Siqueira, 3° período B

    ResponderExcluir
  18. A principal função dos anticorpos é destruição non-self (daquilo que é estranho), eles agem aderindo a superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microorganismos e inibe a ação das toxinas.
    A síntese de anticorpos se dá em alguns passos, primeiro há o reconhecimento do Antígeno pelo complexo antígeno –anticorpo, logo forma-se o complexo antígeno/MHC.Então a célula T Helper reconhece o complexo Ag/MHC e acontece ativação celular. Depois há a ligação do Antígeno ao linfócito B que foi ativado pelo linfócito T Helper. Após a estimulação, algumas células B produzem resposta imune primaria e outras se tornam células de memória.As primeiras morrem em alguns dias, e as outras permanecem circulante por anos.
    Anelize de Fátima da Silva, 3°A

    ResponderExcluir
  19. Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, do tipo das gamaglobulinas, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.
    Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos. As imunoglobulinas são moléculas de estrutura tridimensional, sendo que cada uma possui duas cadeias pesadas, unidas a uma cadeia leve cada, através de duas pontes de enxofre e mais duas cadeias pesadas unidas entre si.
    Rayssa Bortoleto, 3ºnperíodo A.

    ResponderExcluir
  20. Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo nosso corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas, que são chamadas de antígenos. Essas proteínas ligam-se a um determinado antígeno e causam a sua destruição ou, então, fazem com que ele pare sua atividade. As principais funções dos anticorpos então são, neutralizar e eliminar micro-organismos infecciosos e as toxinas microbianas. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    Existem diferentes classificações e tipos de anticorpos, tais como: igA,igD,igE,igA,igM.

    André Felipe, 3ºA

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Renata!! Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas, são substancias capazes de destruir o microorganismo. Sua principal função é destruir aquilo estranho do organismo pelos macrófagos. Sua secreção ocorre dentre alguns passos, primeiramente o antígeno é reconhecido pelo complexo antígeno anticorpo (CAA) formando logo após o complexo MHC. O antigeno-CAA-MHC é reconhecido pela célula T Helper que se torna ativa liberando citocinas (IL) o qual o linfócito se torna capaz de secretar anticorpo específico contra aquele antígeno.
    Jeferson Almeida - 3°B

    ResponderExcluir
  22. Os anticorpos(imunoglobulinas) são as substancias que são capazes de destruir o microorganismo. Sua principal função é eliminar tudo aquilo que é estranho do organismo (non self) com a atividade de macrófagos.
    Primeiramente, o antígeno é reconhecido pelo complexo antígeno anticorpo (CAA) formando o complexo MHC. O antigeno-CAA-MHC é reconhecido pela célula T Helper (auxiliadora) que se torna ativa liberando citocinas (IL) em que o linfócito se torna capaz de secretar anticorpo específico contra aquele antígeno realizando sua destruição.
    Existem varios tipos de anticorpos, tais como:
    IgE: presente em processos alérgicos; IgM: ativa o sistema complemento; IgG: presente em infecções em geral; IgA: predominante em secreções; IgD: participa da diferenciação do linfócito B.
    Ítalo Gonçalves-3ºB

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Renata ! A célula processadora de antígeno, como o macrófago, fagocita o Ag, fragmentado-o e seus pedaços são apresentados na superfície do macrófago. Logo depois o macrófago apresenta esse antígeno ao linfócito T, que vai liberar interleucinas, ativando o linfócito B, responsável pela produção de anticorpos, que vai combater o antígeno.
    Heloisa Ribeiro- 3A

    ResponderExcluir
  25. Boa noite professora! Bom, o vídeo é um método complementar à aula, onde é possível visualizar a relação de combate do organismo contra o que é non-self. Revisando a matéria já passada em sala de aula!
    Principais funções dos anticorpos:
    IgA- combater reações anafiláticas
    IgE- também combate reações alérgicas
    IgG- participa como memória contra determinados antígenos (resposta secundaria)
    IgD- amadurecimento do linfócito B
    IgM- receptor de antígenos
    Os anticorpos são produzidos através de uma ponte entre a célula apresentadora de antígeno- CAA e o MHC que é uma proteína, estes, vão englobar(endocitose) o antígeno. Assim, o organismo libera citocinas que vão ativar os linfócitos T, diferenciando em linfócitos B, produzindo Anticorpos. Lembrando que, os anticorpos são específicos, funcionando como "chave- fechadura" de acordo com o antígeno que ataca!
    Mayra Martins- 3 período B!

    ResponderExcluir
  26. A célula preopusora da origem a glóbulos vermelhos, megacariocíto (fragmentação e formação de plaqueta)e aos glóbulos brancos(granulócitos, neutrófilos, monócitos, linfócitos ..). Os linfócitos t reconhece o antígeno através de uma celular apresentadora de antígeno CCA (macrófago que fagócita o antígeno e vai fragmentar esse e ter na sua superfície a presença deles), ond vai liga no linfócito t o ativando e fazendo com que ele libere interleucinas que ativa o linfócito b que produzem proteínas que são anticorpos (imunoglobulina) que vão combater o antígeno (bactérias). Os anticorpos são responsáveis por reconhecer qualquer coisa estranha e destrui la inativando suas atividades sendo vários tipos de anticorpos (igA, IgM, IgG, igE, igD)
    Crislaine de Paula 3°B

    ResponderExcluir
  27. A célula preopusora da origem a glóbulos vermelhos, megacariocíto (fragmentação e formação de plaqueta)e aos glóbulos brancos(granulócitos, neutrófilos, monócitos, linfócitos ..). Os linfócitos t reconhece o antígeno através de uma celular apresentadora de antígeno CCA (macrófago que fagócita o antígeno e vai fragmentar esse e ter na sua superfície a presença deles), ond vai liga no linfócito t o ativando e fazendo com que ele libere interleucinas que ativa o linfócito b que produzem proteínas que são anticorpos (imunoglobulina) que vão combater o antígeno (bactérias). Os anticorpos são responsáveis por reconhecer qualquer coisa estranha e destrui la inativando suas atividades sendo vários tipos de anticorpos (igA, IgM, IgG, igE, igD)
    Crislaine de Paula 3°B

    ResponderExcluir
  28. Bom dia professora!!!
    Anticorpos são proteínas capazes de destruírem os MOs.
    IgM - é a 1ª a ser feita, é eficiente para ativar o sistema complemento.
    IgG - temos em maior quantidade,são relacionados a infecções em geral.
    IgA - responsável pela produção de secreção. Ex: secreção quando a pessoa está gripada.
    IgE - responsável pela produção de alergia. Se divide em duas partes: FC=liga o basófilo e mastócitos(são células de defesa)
    FAB=liga a um alérgeno
    Quando as duas estão ligadas há produção de Histamina.
    IgD - responsável pelo amadurecimento do Linfócito B (linfócito de memória)
    Para a síntese de Anticorpos:
    1º- a bactéria é reconhecida pela célula apresentadora de AG através da MHC (a endocitose só acontece se a bactéria estiver ligada ao MHC)*MHC- tem o receptor específico para a bactéria.Por isso o AG reconhece a bactéria.
    2º- o conjunto bactéria-MHC; o AG é reconhecido pela célula Thelper ou Tauxiliar que vai se ativar, ativando, a Thelper libera citocinas(Interleucina 2).
    3º- Na presença da Interleucina 2, o Linfócito é ativado sendo capaz de produzir anticorpo específico contra a bactéria.
    Aline Pelegrini Rosa Beltrame 3ºB

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Renata! Os anticorpos são moléculas de glicoproteína, também chamadas de imunoglobulinas. São glicoproteínas altamente específicas sintetizadas em resposta a um antígeno, podendo reconhecer, se ligar, neutralizar, opsonizar e destruir esse antígeno. São produzidos pelos linfócitos B ativados que se diferenciaram em plasmócitos. A função dos anticorpos é fazer a defesa principalmente contra
    microorganismos extracelulares, para tanto, os anticorpos atuam em diferentes vertentes:
    Neutralização dos microorganismos e toxinas bacterianas
    Ativação do sistema complemento,
    Opsonização dos antígenos para aumentar a fagocitose,
    Citotoxicidade celular dependente de anticorpos,
    Hipersensibilidade imediata.
    As moléculas de anticorpos podem ser divididas em classes e subclasses distintas na estrutura das regiões C das cadeias pesadas. As classes das moléculas de anticorpos também são chamadas de isotipos e são denominadas IgA, IgD, IgE, IgG, IgM.

    Sarah Amaral 3A

    ResponderExcluir
  30. O anticorpo tem como função a destruição do 'non-self', ele age sobre a superfície do corpo estranho, impedindo com que ocorra a multiplicação dos MOs.
    Sua sínteses ocorre pela formação do antígeno-anticorpo, que em seguida forma o antígeno/MHC. O complexo Ag/MHC é reconhecido através do linfócito T Helper. Em seguida, esse linfócito ativa a ligação do Ag ao linfócito B. Ocorre uma estimulação de células B, produzindo resposta primária e células B de memória, que permanecem circulantes por vários anos.
    Amanda Duarte Carneiro - 3A

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia professora, o video é bem legal e uma forma de revisarmos a materia que ja foi passada em aula!
    Os anticorpos também podem ser chamados de imunoglobulinas e são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as.
    São cinco tipos de anticorpos: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM

    Ana Luiza Gambi 3B

    ResponderExcluir
  34. O anticorpo é produzido pelos linfócitos B, é uma proteína específica que reage apenas com corpo estranho contra o qual foi produzido. As diferentes funções das moléculas de anticorpos são de reconhecer antígenos para que eles possam ser eliminados/fagocitados pelos macrófagos e desencadeam através de suas capacidades de ligar especificamente aos diferentes antígenos, e eles são capazes de interagir com outras macromoléculas efetoras do sistema imune como o sistema complemento.
    Júlia Brandão Silva 3º A

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Os anticorpos possuem a função de reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    GABRIELA CARLI - 3º período A - INAPÓS.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia professora !!

    Também chamados de imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar os antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    Maria Carolina dos Santos Silva 3B

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Renatinha! Gostei muito do vídeo! Ele consegue sintetizar muito bem o conteúdo que você nos passou!
    Os anticorpos agem na defesa do nosso organismo contra microrganismos extracelulares e toxinas microbianas (imunidade humoral). São uma glicoproteína produzida pelos linfócitos B em resposta a um antígeno (imunoglobulina). Quando os anticorpos são secretados ligam-se especificamente aos antígenos e desencadeiam vários mecanismos efetores para eliminar os antígenos. Estruturalmente são constituídos de 4 cadeias de aminoácidos - 2 leves (L) e 2 pesadas (H). Essas cadeias são unidas por pontes de dissulfeto. Apresentam vários domínios de imunoglobulina (Ig). Temos os domínios constantes (C) e variáveis (V). A região variável é o sítio de ligação de antígeno e os domínios da região constante tem a função efetoras dos anticorpos. A porção Fab é a responsável pela ligação ao antígeno e a porção Fc tem a função efetora.
    Eles são sintetizados da seguinte maneira:
    1º Passo: Célula apresentadora de antígeno apresenta o Antígeno (MO agressor) -> Através do MHC classe II (que se liga ao antígeno), que é um carreador (os peptideos se ligam) -> Forma-se então o Complexo AG/MHC classe II
    2º Passo: O linfócito T helper reconhece o Complexo MHC classe II e libera as interleucinas, que fazem os leucócitos ficarem ativados.
    3º Passo: O Antígeno se liga ao Linfócito B -> que foi ativado pelo linfócito T helper -> Linfócito T helper sinaliza -> Linfócito B se liga ao Ag através da Imunoglobulinas.
    4º Passo: Ocorre a resposta imunológica primária, com a morte de Ag. Acontece a formação dos Linfócitos B de memória.
    5º Passo: O sistema complemento se liga à imunoglobulina.

    Wandré Souza Silva
    3º Período - Turma A

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Anticorpo é uma GLOBULINA sintetizada por linfócitos B e principalmente por plasmócitos, após estimulo de um imunógeno, e que possui propriedade de interagir com este de maneira especifica. Tem como função, reconhecer o antígeno, fagocitar, fragmentar o antígeno e elimina-lo do nosso corpo. As diferentes variedades de Ig, fazem com que sua ação seja variada no nosso organismo, fazendo com que interajam com diversas células do nosso Sistema Imune.

    Gabriele Silva 3ºA

    ResponderExcluir
  41. Ótimo vídeo! Os anticorpos são moléculas de glicoproteína que tem a função de reconhecer os antígenos para que eles sejam eliminados e fagocitados pelos macrófagos.
    Os anticorpos são produzidos e secretados pelos linfócitos B ativados (plasmócitos).
    Os anticorpos são classificados em 5 tipos de cadeia:
    IgA: responsável pela produção de muco e está presente em pequena quantidade na circulação sanguínea.
    IgD: sua função principal ainda não foi esclarecida.
    IgE: responsável pela secreção de histamina que é responsável pela alergia.
    IgG: É a mais abundante na circulação sanguínea.
    IgM: constitue 10% dos antígenos do plasma sanguíneo.
    Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos.

    Karolayne 3B

    ResponderExcluir
  42. Ótimo vídeo! Os anticorpos são moléculas de glicoproteína que tem a função de reconhecer os antígenos para que eles sejam eliminados e fagocitados pelos macrófagos.
    Os anticorpos são produzidos e secretados pelos linfócitos B ativados (plasmócitos).
    Os anticorpos são classificados em 5 tipos de cadeia:
    IgA: responsável pela produção de muco e está presente em pequena quantidade na circulação sanguínea.
    IgD: sua função principal ainda não foi esclarecida.
    IgE: responsável pela secreção de histamina que é responsável pela alergia.
    IgG: É a mais abundante na circulação sanguínea.
    IgM: constitue 10% dos antígenos do plasma sanguíneo.
    Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos.

    Karolayne 3B

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde professora Renata, excelente vídeo, complementa totalmente a matéria passada em sala de aula.
    Anticorpos são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo. Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno, são produzidos anticorpos específicos contra ele.
    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.
    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.

    Renan Gomes 3º A

    ResponderExcluir
  44. Boa noite, Renatinha. A função dos anticorpos é reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os linfócitos B produzem os anticorpos e se combinam com outras substâncias estranhas ao corpo. Os antígenos são específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.

    Matheus F. Castro 3ºA

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite professora Renatinha!!!
    Ótimo vídeo, bem didático, esclarecedor.
    Bem, os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, denominadas também de imunoglobulinas, ou seja, os Ig. Cada uma interage com determinado antígeno responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.
    O anticorpo possui função importante de se combinar especificamente com o antígeno que ele reconhece, provocando o aparecimento de sinais químicos indicando aos outros componentes do sistema imunitário, que há um invasor no organismo. Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita a fagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas. Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos.
    As principais funções dos anticorpos são de neutralizar toxinas, opsonizar antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.

    Cristiane Ribeiro
    3ºB

    ResponderExcluir
  47. Boa noite Professora , o vídeo é muito bom e resume bem tudo o que foi visto em sala de aula!
    Os articorpos ou imunoglobulinas são proteínas capazes de indentificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Eles são produzidos pelo linfocíto B e tem a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas e inativa-las.
    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
    Bianca Botazini de Lima- 3°/B

    ResponderExcluir

  48. Boa noite Renatinha!!! Ótimo video...
    A principal função dos anticorpos é destruir o que é estranho pra ele, age sobre a superfície do corpo estranho e assim impede que ele se multiplique.
    Os anticorpos são classificados pelo tipo de cadeia . Existem 5 tipos:
    Imunoglobulina A (IgA), imunoglobulina D (IgD), imunoglobulina E ( IgE), imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM).Antigeno é toda substância que ao entrar em um organismo é capaz de iniciar uma resposta imune, ativando seus linfócitos que por sua vez se multiplicam e mandam sinais que ativam outras respostas imunes adequadas ao invasor.
    Gabriel Guimarães 3 periodo A

    ResponderExcluir
  49. Boa noite,Renatinha!! Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes,denominadas também de imunoglobulinas (Ig). O anticorpo possui uma função importante de se combinar especificamente com o epítopo que ele reconhece, provocando o aparecimento de sinais químicos indicando aos outros componentes do sistema imunitário, que há um invasor no organismo. Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita a fagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos.
    Isabela Machado - 3º A.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite professora, excelente vídeo que retrata muito bem o que foi ensinado em sala de aula, explicando o que ocorre entre antígeno e anticorpo com animação simples e de fácil entendimento. Os anticorpos, (ou imunoglobulinas), são sintetizadas e excretadas por linfócitos B, os plasmáticos atacam toda proteína que é reconhecida como um corpo estranho (antígeno), ocorrendo assim, a defesa do organismo. Tem como função o reconhecimento, neutralização e marcação (envolvendo o alvo), de antígenos, com o objetivo de elimina-los ou fagocita-los por macrófagos. Existe cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo, (imunoglobulina), são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM
    Carolina Gomes 3°B

    ResponderExcluir
  51. Boa Renatinha !!
    Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os anticorpos são proteínas sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos (linfócitos B diferenciados).

    ResponderExcluir
  52. Boa noite,Renatinha! Adorei o vídeo! É ótimo para ilustrar e fixar ainda mais o conteúdo que você nos passou.
    Respondendo sua pergunta, os anticorpos são glicoproteínas capazes de reconhecer um antígeno de forma específica. Suas funções são: destruição "non self"; Ag se liga Ac pela porção Fab- porção Fc se liga a porção externa da membrana-ligação dos componentes do complemento- desencadeia complexo de Ataque da Membrana (MAC) - Destruição celular; receptor Fc da placenta: imunidade por transporte da Ig da mãe para o feto; IgA auxilia na proteção do muco; IgE: dilatação e aumento da permeabilidade vascular.
    Eles são sintetizados dessa forma:
    1º Passo: Reconhecimento do Ag pela CAA, formando o complexo Ag/MHC classe II;
    2º Passo: Reconhecimento do complexo Ag/MHC classe II pela célula T helper-ativação celular- síntese do receptor do fator de crescimento IL2 e aumento da secreção de IL2= estimula a proliferação;
    3º Passo: Ligação do Ag ao receptor de célula B- Complexo Ag/Receptor interiorizado por endocitose- Ag processado é apresentado junto com MHC classe II na superfície das células- interação do antígeno com a célula T helper e célula B- Ativação célula B - proliferação e secreção de anticorpos.

    Daniele Leão - 3ºP A

    ResponderExcluir
  53. Boa noite,Renatinha! Adorei o vídeo! É ótimo para ilustrar e fixar ainda mais o conteúdo que você nos passou.
    Respondendo sua pergunta, os anticorpos são glicoproteínas capazes de reconhecer um antígeno de forma específica. Suas funções são: destruição "non self"; Ag se liga Ac pela porção Fab- porção Fc se liga a porção externa da membrana-ligação dos componentes do complemento- desencadeia complexo de Ataque da Membrana (MAC) - Destruição celular; receptor Fc da placenta: imunidade por transporte da Ig da mãe para o feto; IgA auxilia na proteção do muco; IgE: dilatação e aumento da permeabilidade vascular.
    Eles são sintetizados dessa forma:
    1º Passo: Reconhecimento do Ag pela CAA, formando o complexo Ag/MHC classe II;
    2º Passo: Reconhecimento do complexo Ag/MHC classe II pela célula T helper-ativação celular- síntese do receptor do fator de crescimento IL2 e aumento da secreção de IL2= estimula a proliferação;
    3º Passo: Ligação do Ag ao receptor de célula B- Complexo Ag/Receptor interiorizado por endocitose- Ag processado é apresentado junto com MHC classe II na superfície das células- interação do antígeno com a célula T helper e célula B- Ativação célula B - proliferação e secreção de anticorpos.

    Daniele Leão - 3ºP A

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite Renatinha! Obrigada por nos proporcionar vídeos de fácil compreensão que nos ajuda muito a fixar a matéria dada em sala de aula.
    Bom, no vídeo é possível compreender um pouco mais sobre antígenos e anticorpos. Os anticorpos são sintetizados a partir da diferenciação de uma célula precursora ou pluripotente, a qual se difere em células sanguíneas, como Leucócitos ou Glóbulos Brancos. Existem variados tipos de leucócitos como, por exemplo, os linfócitos T, que têm a função de reconhece antígenos, através da fagocitose. Diante disso, acabam por se transformarem em linfócitos B, células responsáveis por secretarem proteínas as quais são consideradas ANTICORPOS, elas (as proteínas) é que vão se ligar ao antígeno causando algum dano a esse, ou seja, combatendo-o. Isso quer dizer que os anticorpos não são células sanguíneas e sim proteínas sintetizadas por uma célula sanguínea, o linfócito B, com a função de combater os antígenos.

    Amanda S. Vidal - 3ºA

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. A principal função do anticorpo é reconhecer e fagocitar antígenos presentes no organismo do individuo, e ele é sintetizado de três formas:
    1ª- Proteína MHC liga a bactéria ao CAA, que por sua vez libera uma citocina para atrair linfócitos que produzem anticorpos.
    2ª- T helpes auxilia a CAA a liberar interleucina 2/L2 e altera o linfócito para produzir anticorpo.
    3ª- Na presença da 1L2 o linfócito é ativado sendo capaz de produzir anticorpo específico.
    Jovenielli Silva 3º período B

    ResponderExcluir
  58. As diferentes funções das moléculas de anticorpos são desencadeadas através de suas capacidades de se ligarem especificamente aos diferentes antígenos e também, por serem capazes de interagir com outras moléculas efetoras do sistema imune como o sistema complemento, e diferentes células do sistema imune.

    Desta maneira, as funções efetoras dos diferentes anticorpos são dependentes de suas interações com os diversos antígenos derivados dos mais diversos tipos de patógenos que estão presentes no hospedeiro.

    No entanto, os anticorpos podem interagir com os antígenos do próprio hospedeiro, e, assim, muitas doenças podem ser desencadeadas como as doenças auto-imunes.

    A especificidade é um aspecto muito importante do reconhecimento ao antígeno aonde as moléculas de anticorpos podem se ligarem especificamente aos antígenos, apresentando diferenças pequenas entre suas estruturas bioquímicas.

    Essa especificidade é aplicada ao reconhecimento dos diferentes antígenos por todas as classes de anticorpos. Além disso, devido às constituições bioquímicas de todos os organismos vivos serem fundamentalmente similares, o elevado grau de especificidade será tal que os anticorpos produzidos em respostas aos antígenos geralmente não se ligarão com moléculas próprias estruturalmente similares.
    Pâmela Barroso 3°B

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Renatinha! Muito didático o vídeo e nos mostra de uma forma bem resumida o que nos foi passado em sala de aula, respondendo à sua pergunta:
    Os anticorpos são proteínas com a função de reconhecer, neutralizar e opsonizar antígenos, defendendo nosso corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas. Essas proteínas ligam-se a um determinado antígeno e causam a sua destruição ou, então, fazem com que ele pare sua atividade. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B. através do reconhecimento do antígeno pelo complexo antígeno anticorpo (CAA) formando logo após o complexo MHC. O antigeno-CAA-MHC é reconhecido pela célula T Helper que se torna ativa liberando citocinas (IL) o qual o linfócito se torna capaz de secretar anticorpo específico contra aquele determinado antígeno.


    Alana Paduan - 3º período A

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Renatinha! Achei super explicativo o vídeo! Respondendo a sua pergunta, Os anticorpos são específicos para um determinado antígeno e se ligam a ele de modo a sinalizar para a destruição por células do sistema imune, como macrófagos, para a liberação de substâncias que irão atacar o organismo-alvo, como as do sistema complemento, ou então neutralizam o antígeno impedindo sua ação.
    A molécula do anticorpo possui o formato de um Y, sendo que nos ‘braços” do Y que se encontram as regiões variáveis, específicas para um determinado antígeno, onde ocorre a ligação entre eles. Após uma infecção, algumas células de memória são formadas para produzirem continuamente uma baixa quantidade de anticorpos e também para produzirem novamente altas doses no caso de uma nova infecção. Esse é o princípio utilizado nas vacinas.
    Nas vacinas, são injetados antígenos de um patógeno com o objetivo de produzir células de memória que atuarão contra o mesmo organismo caso haja uma infecção. Os antígenos injetados são atenuados, ou seja, imitam uma infecção para o sistema imune, mas não causam a doença em si, evitando as conseqüências graves de uma doença.
    A vacina é um tipo de imunização ativa, por desencadear uma resposta do organismo, mas se uma pessoa já está infectada ela pode recorrer a uma imunização passiva, onde são injetados anticorpos para combater a doença. Sem dúvida é vacina é um meio mais eficiente de combater as doenças, bem como um meio de irradicá-las, pois se todas as pessoas possuem anticorpos contra um determinado patógeno, ele não terá mais aonde sobreviver e se replicar e por isso irá desaparecer.
    Fernanda Guimarães 3 A

    ResponderExcluir
  61. Bom dia Renatinha! Esse vídeo foi importante para ressaltar a matéria dada em sala de aula! Primeiramente os anticorpos, também conhecidos como Imunoglobulinas são proteínas com a função de reconhecer, neutralizar e opsonizar antígenos, defendendo nosso corpo contra substâncias estranhas. Os antígenos são extremamente específicos, por esse motivo para cada antígeno existe um tipo de anticorpo, os quais se complementam. Lembrando que quem produz os anticorpos é os linfócitos B, como moléculas secretadas ou moléculas ligadas a membrana. Uma das principais propriedades dos anticorpos e que eles se ligam com elevada afinidade a outras moléculas.
    A síntese ocorre da seguinte maneira:
    Primeiramente a Proteína MHC liga a bactéria ao CAA, liberando uma citocina para atrair linfócitos que produzem anticorpos. Logo após o T helpes auxilia a CAA a liberar interleucina 2/L2 e altera o linfócito para produzir anticorpo. Na presença da 1L2 o linfócito é ativado sendo capaz de produzir anticorpo específico. Importante ressaltar, que existem 5 classes de imunoglobulinas, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM
    Mariana de Oliveira Gonçalves 3 Período A

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Renatinha, excelente vídeo.
    Os anticorpos que também podem ser chamados de Imunoglobulinas são moléculas de glicoproteínas, que são produzidos pelos Linfócitos B, que tem como funções, reconhecer, opsonizar e neutralizar os antígenos para que sejam eliminados. Os antígenos são específicos, por isso pode-se dizer que, para cada antígeno existe um anticorpo característico.
    Existe cinco tipos de anticorpos: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.


    Bárbara Silva Franco 3°A

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Renata!
    Os anticorpos,também chamados de imunoglobulinas,são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar antígeno para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    No sangue humano, aproximadamente 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, sendo que todos eles são produzidos quando há alguma substância estranha no organismo.
    Os anticorpos são classificados pelo seu tipo de cadeia em cinco tipos. São eles:
    → Imunoglobulina A (IgA)
    → Imunoglobulina D (IgD)
    → Imunoglobulina E (IgE)
    → Imunoglobulina G (IgG)
    → Imunoglobulina M (IgM)

    Anna Gabriela 3°B

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Também chamados de imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Rafaela campos 3b

    ResponderExcluir
  66. Boa Tarde Renatinha,
    O vídeo resume muito bem o que foi explicado em aula.
    Os anticorpos têm a função de defesa do organismo , conhecidos também como leucócitos ou glóbulos brancos , podem ser de vários tipos.
    O linfócito T reconhece os antígenos através de macrófagos , que devem fagocitar o corpo estranho.
    Após o reconhecimento o linfócito T se transforma em linfócito B, uma célula com intensa capacidade secretora. A célula libera grande quantidade de proteínas. O anticorpo se encaixa no antígeno que serão sempre reconhecidos a partir daí. Na verdade o que realmente são os anticorpos são as proteínas produzidas pelos linfócitos T.
    Bárbara Pedrosa Gondim 3 Periodo A

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde Renatinha!
    Excelente o vídeo, bem didático e de fácil compreensão. Respondendo sua pergunta: Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com o papel de neutralizar/marcar antígenos para que eles sejam fagocitados pelos macrófagos. Defendem nosso corpo de substâncias estranhas e de microorganismos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B.
    Existem 5 tipos de anticorpos: Imunoglobulina A (IgA), Imunoglobulina D (IgD), Imunoglobulina E (IgE), Imunoglobulina G (IgG), Imunoglobulina M (IgM).
    Em todo nosso corpo, cerca de 20% das proteínas encontradas são anticorpos.
    Eles são sintetizados primeiramente pelo reconhecimento do Ag pelo CAA, forma-se entao o complexo AG/MHC classe II. Depois o linfócito T helper reconhece o complexo MHC classe II e libera as interleucinas. O Antígeno se liga ao Linfócito B -> que foi ativado pelo linfócito T helper -> Linfócito T helper sinaliza -> Linfócito B se liga ao Ag através da Imunoglobulinas. Assim ocorre a resposta imunológica primária, com a morte de Ag. Acontece a formação dos Linfócitos B de memória. Com isso o sistema complemento se liga à imunoglobulina.

    Thiago Coelho 3°A

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Renatinha!
    Os anticorpos são proteínas presentes no nosso organismo usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Sua função é basicamente reconhecer um alvo específico denominado antígeno, presentes nas células estranhas ao organismo.
    São divididos em cinco cadeias: Imunoglobulina A (IgA), Imunoglobulina D (IgD), Imunoglobulina E (IgE), Imunoglobulina G (IgG) e Imunoglobulina M (IgM).
    São sintetizados na seguinte ordem:
    1°: A bactéria é reconhecida pela célula apresentadora de AG através da MHC-a endocitose só acontece se a bactéria estiver ligada ao MHC que tem o receptor específico para a bactéria.Por isso o AG reconhece a bactéria.
    2º: O conjunto bactéria-MHC; o AG é reconhecido pela célula T helper ou T auxiliar que vai se ativar, ativando, a T helper libera citocinas(Interleucina 2).
    3º: Na presença da Interleucina 2, o Linfócito é ativado sendo capaz de produzir anticorpo específico contra a bactéria.

    Hamanda Andrade 3°A

    ResponderExcluir
  69. Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas que possuem a função de reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.

    Larissa Ribeiro 3ºA

    ResponderExcluir
  70. Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos. As imunoglobulinas são moléculas de estrutura tridimensional, sendo que cada uma possui duas cadeias pesadas, unidas a uma cadeia leve cada, através de duas pontes de enxofre e mais duas cadeias pesadas unidas entre si.
    Marcelo Almeida da Silva 3ºA

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde Renatinha, excelente video.Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, do tipo das gamaglobulinas, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.
    O anticorpo possui uma função importante de se combinar especificamente com o epítopo que ele reconhece, provocando o aparecimento de sinais químicos indicando aos outros componentes do sistema imunitário, que há um invasor no organismo. Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita a fagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.
    Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.

    Nathiara Pereira 3ºA

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde renatinha. O vídeo e muito explicativo,mostra que os anticorpos defende o nosso organismo com os leucócitos. Os linfócitos T conseguem reconhecer os antígenos pelos macrófitos. Os anticorpos são proteínas que são produzidas pelos linfócitos T.
    Guilherme Corsini 3A

    ResponderExcluir
  73. A Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas sintetizadas e secretadas pelos linfócitos B diferenciados. Os Ac são produzidos de forma específica contra o antígeno que estimulou sua produção e têm como função principal a neutralização e eliminação deste antígeno. Este processo de eliminação é feito de diversas formas, quais sejam: ativação do complemento, neutralização de m.o e toxinas, etc. Os anticorpos são também chamados de imunoglobulinas e divididos em classes. Por exemplo:
    IgA: responsável pela produção de muco e está presente em pequena quantidade na circulação sanguínea.
    IgD: sua função principal ainda não foi esclarecida.
    IgE: responsável pela secreção de histamina que é responsável pela alergia.
    IgG: É a mais abundante na circulação sanguínea.
    IgM: constitue 10% dos antígenos do plasma sanguíneo.
    Estas se diferenciam pela capacidade de lidar com os diversos antígenos.
    Verônica Ribeiro 3 Período B

    ResponderExcluir
  74. Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer e neutralizar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se ligar com substâncias específicas e estranhas ao corpo, inativando-as.
    Maria Cecília Junqueira, 3º período B.

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Gabriella Rezende - 3°B

    Boa Tarde Renatinha
    -Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, denominadas também de imunoglobulinas.Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. O anticorpo possui uma função importante de se combinar especificamente com o epítopo que ele reconhece, provocando o aparecimento de sinais químicos indicando aos outros componentes do sistema imunitário, que há um invasor no organismo.
    Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
    -Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. O linfócito T reconhece os antígenos através de macrófagos , que devem fagocitar o corpo estranho. Após o reconhecimento o linfócito T se transforma em linfócito B, uma célula com intensa capacidade secretora. A célula libera grande quantidade de proteínas. O anticorpo se encaixa no antígeno que serão sempre reconhecidos a partir daí.Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita a fagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.

    ResponderExcluir
  77. Anticorpos, imunoglobulinas ou gamaglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo. Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno, são produzidos anticorpos específicos contra ele.
    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.
    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas,recobrimento de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.
    Isabella Sales 3°B

    ResponderExcluir
  78. Katherin Crispim - 3º A
    Boa tarde, Renata!
    A vídeo aula resume bem o porcesso de como os anticorpos são específicos para um determinado antígeno, como se ligam a ele de modo a sinalizar para a destruição por células do sistema imune. Um exemplo de célula, como já vimos, são os macrófagos. Tudo isso para a liberação de substâncias que irão atacar o organismo-alvo, como as do sistema complemento, ou então neutralizam o antígeno impedindo sua ação.
    A vacina é um importante método de imunização ativa, muito comum hoje, por isso é importante o conhecimento desse processo.Nas vacinas, são injetados antígenos de um patógeno com o objetivo de produzir células de memória que atuarão contra o mesmo organismo caso haja uma infecção. Os antígenos injetados são atenuados, ou seja, imitam uma infecção para o sistema imune, mas não causam a doença em si, evitando as conseqüências graves de uma doença.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. A Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos (Ac), que são proteínas sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos (linfócitos B diferenciados). Os Ac são produzidos de forma específica contra o antígeno (Ag) que estimulou sua produção e têm como função principal a neutralização e eliminação deste antígeno. Este processo de eliminação é feito de diversas formas, quais sejam: ativação do complemento, opsonização, neutralização de microorganismos e toxinas, etc. Os anticorpos são também chamados de imunoglobulinas (Ig), e divididos em classes e subclasses. Por exemplo, IgG é uma classe, IgM é outra, e assim por diante.
    Os anticorpos envolvem a bactéria ou vírus em questão, e se ligam a receptores na superfície dos macrófagos. Isso melhora a eficiência da fagocitose.Há regiões na molécula de Ig que são extremamente variáveis (regiões hipervariáveis e variáveis) e que dão a ela a característica específica contra o antígeno. Por exemplo, quando um antígeno X entra no organismo e é apresentado ao sistema imune, estimulando uma resposta imune humoral, as IgM produzidas contra o antígeno X terão a região variável da molécula específica para o X e irão combatê-lo. Se no organismo penetrar um antígeno Y, as IgM com região variável anti-X não irão atacar o antígeno Y e haverá a produção de IgM com região variável anti-Y.

    Renata Dias do Prado. 3°B

    ResponderExcluir
  81. Anticorpo é uma proteína formado por polipeptídeos, de duas cadeias: leve e pesada. O anticorpo serve de ponte para que as moléculas de defesa entrem em contato com o antígeno. Há a fagocitose apenas se o antígeno e o macrófago estiverem ligados a um anticorpo, são eles:
    IgM: primeiro anticorpo secretado na resposta primária. Eficiente na ligação com sistema complemento.
    IgG: infecções em gerais.
    IgA: produz secreções.
    IgE:
    -Fc: se liga a basófilo e mastócito.
    -Fab: se liga a um alérgeno, liberação de histamina (reação alérgica).
    IgD: atua na diferenciação de linfócitos B.
    Como eles são sintetizados:
    A bactéria é reconhecida pela CAA através do MHC (a endocitose só acontece se a bactéria estiver ligada ao MHC). O conjunto bactéria-MHC-CAA é reconhecido pela célula T helper, uma vvez que ativa o T helper libera a citocina IL2. Na presença da IL2 o linfócito é ativado sendo capaz de produzir anticorpo específico contra a bactéria.
    Déborah E. Rezende Gontijo 3º B

    ResponderExcluir
  82. Antígeno é uma substância que pode ser reconhecida pelo sistema imunológico,estimulando a produção de anticorpos que se ligam a essa substância para que elas possam ser eliminadas ou fagocitadas pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são específicos sendo assim para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo.
    São classificados em cinco tipos:Existem diferentes classificações e tipos de anticorpos, tais como:
    IgA: predominante em secreções
    IgM: ativa o sistema complemento
    IgG: presente em infecções em geral
    IgE: presente em processos alérgicos
    IgD: participa da diferenciação do linfócito B.

    ANA FLÁVIA ALVES 3ºB

    ResponderExcluir
  83. Os anticorpos possuem funções específicas para determinados tipos de antígenos, isso se evidencia no vídeo acima,cada anticorpo é produzido por uma finalidade através de um sinal químico dado por citocinas. O complexo apresentador de atígeno se une ao MHC e ao próprio antígeno, essa união é reconhecida pelo linfócito t helper que produzirá IL2 (citocina) que ativa a produção de anticorpos pelo linfótico T, essa produção é específica e varia de acordo com o antígeno. Os anticorpos destroem tudo aquilo que é reconhecido como non-self (não próprio), Iga: reação anafilática grave, está nas secreções; Igd: amadurecimento do linfócito T; IgE: alergia; Igm: Primeiro anticorpo da resposta primaria, auxilia no sistema complemento; Igg: infecções em gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana Teixeira de Souza Manso Oliveira 3º PERIODO B

      Excluir
  84. Boa tarde Renata !
    Bom o vídeo fala sobre antígenos e anticorpos , antígeno é qualquer substancia que pode ser reconhecida pelo sistema imune e estimula a produção de anticorpos , os anticorpos são proteínas especificas que possuem quatro cadeias de aminoácidos e são produzidas pelos linfócitos b, as principais funções dos anticorpos são combate contra antígenos, neutralização de toxinas ,destruição celular e fagocitose.
    A síntese de anticorpos ocorre da seguinte forma : o linfócito t faz o reconhecimento de antígenos mas não reconhece de primeira , então o macrófago ira fagocitar em fragmentos e estes serão "carregados" para superfície do macrófago onde ocorrera a apresentação dos antígenos para os linfócitos t , quando isso ocorrer os linfócitos t iram se transformar em linfócitos b e secretaram proteínas especificas , que serão os anticorpos .

    ResponderExcluir
  85. Os anticorpos são imunoglobulinas específicas que reage contra corpos estranhos (bactéria, vírus, fungo e etc.), eles agem aderindo na superfície desse antígeno na qual chame-se complexo antígeno-anticorpo (CAA), está atrai macrófagos que vão fagocitar tanto o corpo estranho como o anticorpo a ele ligado, após esse processo o macrófago se autodestrói (autólise), com isso impedindo a multiplicação dos microrganismos e inibindo a ação das toxinas.
    Os anticorpos são sintetizados e excretados por células plasmáticas derivadas de linfócitos B, plasmócitos presente no plasma, tecido e secreções. Apresenta-se cinco classes de anticorpos (IgA, IgD, IgE, IgG e IgM), se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localização funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.

    Hugo Fernando Firmo - 3º Período B

    ResponderExcluir
  86. Boa noite Renatinha!
    Na síntese de anticorpos há a estimulação antigênica e envolve três tipos de células :linfócitos B,linfócitos T,CAA(células apresentadora de antígeno)e ocorre três passos :
    1°passo-A bactéria é reconhecida pelo CAA através MHC;
    2°passo-O conjunto bactéria-MHC-CAA é reconhecido pela célula T-Helper. Uma ativa a T-Helper libera CITOCINAS (IL2);
    3°passo-Na presença da IL2 o linfócito é ativado ,sendo capz de produzir anticorpo específico contra o antígeno são eles :IgM:ativa o sistema complemento;IgG:infecções em gerais;IgA:secreções;IgE:alergias;IgD:amadurecimento do linfócito B.
    Caroline Alvim/3°período B.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite Renatinha!
    As imunoglobulinas (anticorpos) são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B. Elas atacam as proteínas estranhas do corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo. Assim que o sistema imunológico entra em contato com o antígeno, é produzido anticorpos específicos contra o corpo estranho (antígeno). Existem 5 tipos de imunoglobulinas IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.

    Juliana Mara da Silva leardini 3°período B

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde professora!
    Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita a fagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.
    Inayara 3° A

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Boa noite Renatinha!
    Os anticorpos são proteínas presentes no nosso organismo para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais, o qual possuem funções específicas para determinados tipos de antígenos.
    IgM: primeiro anticorpo secretado na resposta primária. Eficiente na ligação com sistema complemento; IgG: infecções em gerais; IgA: produz secreções; IgE: Fc: se liga a basófilo e mastócito, Fab: se liga a um alérgeno, liberação de histamina (reação alérgica); IgD: atua na diferenciação de linfócitos B.
    Em sua síntese há a presença de 3 células: linfócito B, linfócito T, CAA (Célula apresentadora de antígenos).
    A bactéria é reconhecida pela CAAH através da MHC (a endocitose só acontece se a bactéria estiver ligada a MHC). O conjunto bactéria-MHC-CAA é reconhecida pela célula T Helper, uma vez ativa a T Helper libera citocinas a (IL2), onde na presença da IL2, o linfócito é ativado, sendo capaz de produzir anticorpo específico contra a bactéria.

    Dara Jhennifer Santos Lopes
    3º PERÍODO B

    ResponderExcluir
  91. Boa noite professora, ótimo vídeo , bem explicativo e de fácil entendimento de como o nosso organismo reage a substancias non- self . O anticorpo tem como principal função eliminar tudo aquilo que é estranho do organismo (non self) com a atividade de macrófagos. A síntese de anticorpos acontece pelo reconhecimento do Antígeno pelo complexo antígeno –anticorpo, através do MHC. O conjunto antígeno-MHC-CAA é reconhecida pela celula T helper, uma vez ativa a T helper libera citocinas (IL2) , na presença da IL2 o linfocito é ativado , sendo capaz de produzir anticorpo específico contra o antígeno. Existem alguns tipos de anticorpo , como :
    IgA- combater reações anafiláticas
    IgE- também combate reações alérgicas
    IgG- participa como memória contra determinados antígenos (resposta secundaria)
    IgD- amadurecimento do linfócito B
    IgM- receptor de antígenos .
    Geovana Bolina dos Santos 3B





    ResponderExcluir
  92. Anticorpos (Ac), imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas [1] , são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.

    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.

    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.
    Fernanda Santos 3º período B

    ResponderExcluir
  93. Também chamados de imunoglobulinas ougamaglobulinas anticorpos são moléculas deglicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B  têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.

    No sangue humano, aproximadamente 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, sendo que todos eles são produzidos quando há alguma substância estranha no organismo.

    Os anticorpos são classificados pelo seu tipo de cadeia em cinco tipos. São eles:

    → Imunoglobulina A (IgA): é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.

    → Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.

    → Imunoglobulina E (IgE): presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.

    → Imunoglobulina G (IgG): esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.

    → Imunoglobulina M (IgM): imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.

    ResponderExcluir
  94. Boa noite professora, otimo video! O anticorpo tem como função acabar com tudo aquilo que não é reconhecido pelo organismo com a atividade de macrófagos. A síntese de anticorpos acontece pelo reconhecimento do Antígeno pelo complexo antígeno –anticorpo, através do MHC. O conjunto antígeno-MHC-CAA é reconhecida pela celula T helper, uma vez ativa a T helper libera citocinas (IL2) , na presença da IL2 o linfocito é ativado , sendo capaz de produzir anticorpo específico contra o antígeno.

    Carolaine de Andrade 3b

    ResponderExcluir
  95. Boa noite professora!!!
    Anticorpo é uma globulina sintetizada por linfócitos B e principalmente por plasmócitos, após estímulo de um imunógeno, e que possui a propriedade de interagir com este de maneira específica. Sua função é fazer a defesa principalmente contra mos extracelulares, por tanto, atuam em diferentes vertentes: Neutralização de mos e toxinas bacterianas; Ativação do sistema complemento; Opsonização dos antígenos para aumentar a fagocitose; Citotoxidade celular dependente de anticorpos; e Hipersensibilidade imediata. São sintetizados no retículo endoplasmático rugoso dos plasmócitos e direcionados para o aparato de Golgi a fim de sofrer glicosilação. Os anticorpos podem ser secretados (exercem funções listadas a cima) ou inseridos na membrana das células (funcionam como receptores de antígenos). O reconhecimento do antígeno por anticorpos ligados à membrana dos linfócitos B naives especificas ativa essas células e inicia uma resposta imune humoral.
    Alaine Souza 3°B

    ResponderExcluir
  96. As principais funções dos anticorpos são:neutralização de toxinas, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento que são sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos (linfócitos B diferenciados).

    ResponderExcluir
  97. Anticorpos (Ac), imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas , são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.

    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.

    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.
    Bruno Zacaroni 3° B

    ResponderExcluir
  98. Anticorpos (Ac), imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas , são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.

    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.

    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.
    Bruno Zacaroni 3° B

    ResponderExcluir
  99. Anticorpo tem função de se ligar ao antígeno para fazer o reconhecimento dele e destruí-lo totalmente, ou seja, um macrófago irá fagocitar o antígeno, deixando-o todo fragmentado, e através da sua superfície o apresenta ao linfócito T, que irá o reconhecer pelos seus receptores e se ativar virando linfócito B, que irá produzir mais células de defesa especificas para destruir aquele determinado antígeno.
    Para sintetizar anticorpos, primeiro há o reconhecimento do Antígeno pelo complexo antígeno –anticorpo, logo forma-se o complexo antígeno/MHC.Então a célula T Helper reconhece o complexo Ag/MHC e acontece ativação celular. Depois há a ligação do Antígeno ao linfócito B que foi ativado pelo linfócito T Helper. Após a estimulação, algumas células B produzem resposta imune primaria e outras se tornam células de memória.
    Stephanie Gonçalves,3°A

    ResponderExcluir
  100. Os anticorpos sao proteínas específicas que reagem apenas com o corpo estranho contra o qual foram produzidos.Agem aderindo à superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microorganismos e inibe a ação das toxinas
    Os diferentes tipos de anticorpos são sintetizados por células que são derivadas dos linfócitos B.São cinco classes de imunoglobulinas (IgA, IgD, IgE, IgG e IgM).

    ResponderExcluir
  101. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  102. Boa noite professora!
    O anticorpo, também conhecido como imunoglobulina, sendo eles específicos para determinado antígeno. Os anticorpos tem a função de reconhecer, neutralizar e defender o nosso corpo de microrganismo. Os antígenos são específicos sendo assim para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo.
    São classificados em cinco tipos:
    IgA: predominante em secreções
    IgM: ativa o sistema complemento
    IgG: presente em infecções em geral
    IgE: presente em processos alérgicos
    IgD: participa da diferenciação do linfócito B.
    Amanda Cristina Marques 3°B

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  104. Boa noite professora Renata,
    Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, do tipo das gamaglobulinas, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.

    O anticorpo possui uma função importante de se combinar especificamente com o epítopo que ele reconhece, provocando o aparecimento de sinais químicos indicando aos outros componentes do sistema imunitário, que há um invasor no organismo. Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita afagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.

    Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG eIgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos. As imunoglobulinas são moléculas de estrutura tridimensional, sendo que cada uma possui duas cadeias pesadas, unidas a uma cadeia leve cada, através de duas pontes de enxofre e mais duas cadeias pesadas unidas entre si.

    A mais abundante na circulação sanguínea é a IgG, constituindo cerca de 75% das imunoglobulinas presentes no plasma. Serve como modelo para as outras classes. Formada por duas cadeias leves idênticas e duas cadeias pesadas, também idênticas, ligadas por pontes de dissulfeto e forças não-covalentes.

    A IgA está presente em pequena quantidade na circulação sanguínea. Encontra-se sob a forma de SIgA, sendo o principal anticorpo encontrado nalágrima, no leite, na saliva, nas secreçõesnasal e bronquial, na secreção presente no lúmen do intestino delgado, na secreção da próstata e também no líquido que umedece a vagina. É muito resistente às enzimas proteolíticas, deste modo, sendo adaptada para atuar nas secreções sem sofrer inativação pelasenzimas presentes nestas.

    A IgM constitui 10% dos anticorpos doplasma sanguíneo, existindo na maior parte das vezes, sob a forma de pentâmero (combinação de cinco moléculas). Este imunoglobulina é a predominante no início das respostas imunitárias. Juntamente com a IgD é a mais encontrada na superfície de linfócitos B, exercendo a função de receptoras, combinando com antígenos específicos. O resultado desta combinação é a proliferação desteslinfócitos e sua posterior diferenciação em plasmócitos. A IgM livre no sangue, a circulante, pode ativar o complemento, resultando na lise de bactérias.

    A IgE, geralmente está na forma de monômero, possui grande afinidade para receptores localizados na membrana de mastócitos e basófilos. Após estas moléculas de imunoglobulinas serem secretadas pelos plasmócitos, elas irão se prender àqueles receptores, praticamente desaparecendo no plasma. A reação alérgica é mediada pela atividade desta imunoglobulina e dos alérgenos que estimulam sua produção. Quando este é encontrado novamente pelo IgE, o complexo antígeno-IgE formada na superfície dos mastócitos e basófilos, determina a produção e a liberação de várias substâncias biologicamente ativas (heparina,histamina, leucotrienos e ECF-A)

    A IgD sua função principal ainda não foi esclarecida. Está presente no plasma sanguíneo em concentrações muito baixas, representando apenas 0,2% do total de imunoglobulinas. Esta molécula, juntamente com a IgM, está presente na superfície dos linfócitos B participando da diferenciação desta célula.

    Ariane Freitas 3°A

    ResponderExcluir

  105. Boa noite professora Renata,
    Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, do tipo das gamaglobulinas, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.

    O anticorpo possui uma função importante de se combinar especificamente com o epítopo que ele reconhece, provocando o aparecimento de sinais químicos indicando aos outros componentes do sistema imunitário, que há um invasor no organismo. Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita afagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.

    Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG eIgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos. As imunoglobulinas são moléculas de estrutura tridimensional, sendo que cada uma possui duas cadeias pesadas, unidas a uma cadeia leve cada, através de duas pontes de enxofre e mais duas cadeias pesadas unidas entre si.

    A mais abundante na circulação sanguínea é a IgG, constituindo cerca de 75% das imunoglobulinas presentes no plasma. Serve como modelo para as outras classes. Formada por duas cadeias leves idênticas e duas cadeias pesadas, também idênticas, ligadas por pontes de dissulfeto e forças não-covalentes.

    A IgA está presente em pequena quantidade na circulação sanguínea. Encontra-se sob a forma de SIgA, sendo o principal anticorpo encontrado nalágrima, no leite, na saliva, nas secreçõesnasal e bronquial, na secreção presente no lúmen do intestino delgado, na secreção da próstata e também no líquido que umedece a vagina. É muito resistente às enzimas proteolíticas, deste modo, sendo adaptada para atuar nas secreções sem sofrer inativação pelasenzimas presentes nestas.

    A IgM constitui 10% dos anticorpos doplasma sanguíneo, existindo na maior parte das vezes, sob a forma de pentâmero (combinação de cinco moléculas). Este imunoglobulina é a predominante no início das respostas imunitárias. Juntamente com a IgD é a mais encontrada na superfície de linfócitos B, exercendo a função de receptoras, combinando com antígenos específicos. O resultado desta combinação é a proliferação desteslinfócitos e sua posterior diferenciação em plasmócitos. A IgM livre no sangue, a circulante, pode ativar o complemento, resultando na lise de bactérias.

    A IgE, geralmente está na forma de monômero, possui grande afinidade para receptores localizados na membrana de mastócitos e basófilos. Após estas moléculas de imunoglobulinas serem secretadas pelos plasmócitos, elas irão se prender àqueles receptores, praticamente desaparecendo no plasma. A reação alérgica é mediada pela atividade desta imunoglobulina e dos alérgenos que estimulam sua produção. Quando este é encontrado novamente pelo IgE, o complexo antígeno-IgE formada na superfície dos mastócitos e basófilos, determina a produção e a liberação de várias substâncias biologicamente ativas (heparina,histamina, leucotrienos e ECF-A)

    A IgD sua função principal ainda não foi esclarecida. Está presente no plasma sanguíneo em concentrações muito baixas, representando apenas 0,2% do total de imunoglobulinas. Esta molécula, juntamente com a IgM, está presente na superfície dos linfócitos B participando da diferenciação desta célula.

    Ariane Freitas 3°A

    ResponderExcluir
  106. as principias funções do anticorpo sao desencadeadas através de suas capacidades de se ligarem especificamente aos diferentes antígenos e também, por serem capazes de interagir com outras moléculas efetoras do sistema imune como sistema complemento, e diferentes células do sistema imune. ai as funções efetoras dos diferentes anticorpos sao dependentes de sua interações com os diversos antígenos derivados dos mais diversos tipos de patógenos que estão presentes no hospedeiro.No entanto, os anticorpos podem interagir com os antígenos do próprio hospedeiro, e, assim, muitas doenças podem ser desencadeadas como as doenças auto-imune.
    os anticorpos são específicos sendo assim para cada um dos seus tipos existem um tipo de anticorpos como: IgA:predominante em secreções; IgM:ativa o sistema complemento; IgG: presente em infecções em geral; IgE: presente em processo alérgico; IgD: participa da diferenciação de linfócito B.

    Taynara Aparecida Maximo 3ºB

    ResponderExcluir
  107. Oie Renatinha...
    O anticorpo é uma proteína específica que reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido.No caso de uma picada de inseto, o corpo produzirá anticorpos contra os antígenos deste, ou seja, se você for picado por um borrachudo, os anticorpos produzidos combaterão somente os efeitos causados pelo borrachudo, não servindo para picadas de nenhum outro inseto.
     Os anticorpos agem aderindo à superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microorganismos e inibe a ação das toxinas.
     
    A reação do anticorpo contra o corpo estranho chama-se reação antígeno-anticorpo, esta, atrai macrófagos que fagocitam tanto o anticorpo quanto o corpo estranho. Após este procedimento, o macrófago se autodestrói (este processo é conhecido como autólise).
    Existem 5 classes de anticorpos (imunoglobulina)
    IgM: 1º a ser produzida. Se liga ao sistema complemento
    IgG: Ligada as infecções em geral.
    IgA: Produz secreções.
    IgE: Responsável pelas alergias.
    IgD: Responsável pelo amadurecimento do linfócito B.

    ResponderExcluir
  108. Boa Noite professora Renata,os anticorpos são proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Um anticorpo reconhece um alvo específico, o antígeno, presente nas células estranhas ao organismo,sintetizada por linfócitos B e principalmente por plasmócitos, após estimulo de um imunógeno, e que possui propriedade de interagir com este de maneira especifica. O anticorpo só era conhecido por suas propriedades, como a de neutralizar a toxina correspondente ou a de provocar aglutinação de glóbulos vermelhos, a de promover lise de bactérias ou, ainda, a de provocar choque anafilático . As classes ou isótipos de globulinas com a estrutura básica da molécula de anticorpo,são elas Ig A, G, M, D e E.
    Lara Maria 3°A

    ResponderExcluir
  109. Boa noite, professora! O vídeo é realmente muito bom e ajuda muito na assimilação desta matéria. A interação antígeno-anticorpo, ou reação antígeno-anticorpo, é uma interação química específica entre vários tipos de anticorpos produzidos pelas células B, como também pelas células do sangue e antígenos brancos que ocorre durante a reação imune. É a reação fundamental no corpo através do qual o corpo está protegido de moléculas estranhas e complexas, tais como organismos patogênicos e as suas toxinas químicas. No sangue, os antígenos são especificados como moléculas de elevada afinidade com anticorpos, que, quando se ligam, formam um complexo de antígeno-anticorpo. O complexo imune é, então, transportado para sistemas celulares, onde ele pode ser destruído ou desativado. Assim o corpo se defende de corpos estranhos, evitando patologias, infecções e problemas de saúde mais sérios.

    Fernanda Teodoro 3º período "A"

    ResponderExcluir
  110. Boa noite, Renatinha!!!
    Antígeno é qualquer substância estranha que é reconhecida pelo sistema imunológico. As bactérias quando entram no nosso corpo ativam o sistema imunológico porque sua superficie possui o que chamamos de moléculas e essas moléculas se comportam como antígeno.
    Os linfócitos T não reconhecem diretamente esses antigenos, ele precisa de uma célula processadora de antígenos que são os macrófagos (célula tronco- dentro da medula óssea). Essa célula processadora faz a fagocitose no antígeno e dentro dos macrófagos os antígenos são fragmentados e pedacinhos dele são transportados para a superfície dos macrófagos e com isso, quando o macrófago encontra com o linfócito T que possui receptores na sua superfície e assim o macrófago apresenta o antígeno no linfócito T o ativando e se transformando em linfócito B ( célula com grande atividade secretora) e ela começa a produzir e secretar uma grande quantidade de proteínas, essas proteínas são liberadas, o que chamamos de anticorpo , elas é que são capazes de se ligar a superfície da bactéria onde estão os antígenos e começa a danifica-los, causando algum tipo de dano, pode impedir que o antígeno cause a lise de bactéria na outra, facilitando a fagocitose, ou seja, o anticorpo vai de alguma forma combater o antígeno. Os anticorpos se encaixam perfeitamente nos antígenos.
    *O anticorpo é específico para cada tipo de antígeno.
    *Os anticorpos são proteínas produzidas pelos linfócitos B, capazes de danificar cada tipo de antígeno.
    Bárbara Kappel 3º B

    ResponderExcluir
  111. Professora Renata o Rodrigo Souza do 3 período A, não está conseguindo publicar as respostas no blog segue a baixo a respota dele do exercicio:
    Também chamados de imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar os antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as.→ Imunoglobulina A (IgA): é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.
    → Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.
    → Imunoglobulina E (IgE): presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.
    → Imunoglobulina G (IgG): esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.
    → Imunoglobulina M (IgM): imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  113. Larissa de Oliveira - 3 período A

    Boa noite professora!
    Os anticorpos tem função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos, com a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os anticorpos são proteínas sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos (linfócitos B diferenciados) e são produzidos de forma específica contra o antígeno (Ag) que estimulou sua produção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  114. os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.

    Fernando Dias 3A

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite Renatinha!!
    Anticorpos (Ac) também chamados de imunoglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções, que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.

    Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.
    As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.

    Joyce Bernardes 3°B

    ResponderExcluir
  117. Boa noite professora, gostei do vídeo pelo fato que ele mostra o passo a passo de um processo de produção das proteínas;no caso, os anticorpos. Existe a fagocitose de uma bactéria, que possui substâncias estranhas definidas como antigenos,realizada por um macrofago. Os fragmentos dos antigenos serão levados até a superfície das células apresentadoras de antigeno (macrofagos), onde poderam se ligar aos receptores dos Linfócitos T. Com a ligação estabelecida, os linfócitos T se tornarão Linfócitos B e iniciará o processo de produção de anticorpos.
    Os anticorpos são proteínas especializadas, como o próprio vídeo diz, e agem lesando as bactérias de diversas formas diferentes, como por lise de membrana, inibição de receptores cruciais para a bactéria ou até mesmo por reunião diversas bactérias para facilitar a fagocitose.
    Eduardo Rodrigues Peduto 3° B

    ResponderExcluir
  118. Boa noite Renatinha. Entende-se que o anticorpo é proteína que tem a capacidade de eliminar os microorganismos, e que também é denominado de imunoglobulina. Tem a função de acabar com tudo aquilo que é considerado estranho no organismo (non-selfie).
    Sua sintetização acontece pela formação do antígeno-anticorpo que vai formar o antígenoMHC. O antígenoMHC é reconhecido pelo linfócito T Helper, depois esse linfócito vai ativar a ligação do antígeno ao linfócito B,então, vai ocorrer uma estimulação de célula B onde vai produzir resposta primária e célula B de memória.

    Glaziane Martins 3B

    ResponderExcluir
  119. os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.

    Fernando Dias 3A

    ResponderExcluir
  120. Com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno. → Imunoglobulina A (IgA): é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.
    → Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.
    → Imunoglobulina E (IgE): presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.
    → Imunoglobulina G (IgG): esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.
    → Imunoglobulina M (IgM): imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.
    Ana Caroline Gabina 3ºA

    ResponderExcluir
  121. Anticorpos são proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Um anticorpo reconhece e elimina um alvo específico, o antígeno, presente nas células estranhas ao organismo

    ResponderExcluir
  122. Anticorpos são proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais. Um anticorpo reconhece e elimina um alvo específico, o antígeno, presente nas células estranhas ao organismo

    ResponderExcluir
  123. Também chamados de imunoglobulinas ou gamaglobulinas, os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar (opsonizar) antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno.
    No sangue humano, aproximadamente 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, sendo que todos eles são produzidos quando há alguma substância estranha no organismo.
    Os anticorpos são classificados pelo seu tipo de cadeia em cinco tipos. São eles:
    → Imunoglobulina A (IgA): é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.
    → Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.
    → Imunoglobulina E (IgE): presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.
    → Imunoglobulina G (IgG): esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.
    → Imunoglobulina M (IgM): imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.
    Matheus Montes

    ResponderExcluir
  124. Os anticorpos também podem ser chamados de imunoglobulinas e são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados. classificados em cinco tipos:
    IgA: predominante em secreções
    IgM: ativa o sistema complemento
    IgG: presente em infecções em geral
    IgE: presente em processos alérgicos
    IgD: participa da diferenciação do linfócito B.

    ResponderExcluir